sexta-feira, 30 de junho de 2017

A Importância da Conscientização Ambiental!

Hoje dia 30 de junho de 2017, estamos em um dia muito especial...

A 1° Mostra de Reciclagem e Reutilização de Materiais está lindaaaaaaa!


Os alunos da PPEI fizeram parte de todo processo desse lindo projeto, pois além de terem a oportunidade de aprenderem um pouco mais sobre a importância da reciclagem, eles puderam participar da confecções de objetos a partir de materiais recicláveis que eles mesmo trouxeram de casa.


Assim puderam ver de pertinho que é possível ajudar nosso planeta e perceber que isso é muito divertido, pois eles confeccionaram brinquedos, jogos, instrumentos musicais, meios de transportes, animais e muito outros... 

Além disso os alunos do 3º ano tiveram um bate papo sobre reaproveitamento de alimentos, seus benefícios e suas vitaminas.


E os papais, vovós, dindinhos, titios, e todos os visitantes puderam degustar um pouquinho desse momento...


Cada vez mais percebemos a importância de termos uma consciência ambiental ativa em nossas vidas, pois através de nossos exemplos vamos criando essa percepção em nossas crianças. Quando por exemplo guardamos um papel em nossas bolsas ao invés de jogá-lo no chão, estamos ensinando nossos filhos e passando para eles essa importância de preservação. Isso aos poucos vai se tornando tão natural que muitas crianças se assustam ao ver alguém jogando lixo no chão por exemplo.


Sabemos que no nosso dia a dia também podemos ter algumas atitudes mais conscientes, como por exemplo explicar aos nossos pequenos que não devemos desperdiçar água, energia elétrica, papel, etc que além de ter um custo financeiro também tem um custo muito alto para nosso planeta e assim aos poucos podemos plantar uma sementinha dessa conscientização ambiental dentro dos nossos filhos!
Espero que tenham, gostado desse momento tão especial... Compartilhem conosco as fotos desse dia!!!

Priscila Camacho

quinta-feira, 1 de junho de 2017

O Temível Terrible Two!


Olá! Hoje vim falar um pouquinho sobre essa fase que impõe tanto medo a nós mamães, papais, avós, cuidadores... Sim estrou falando do Terrible Two ou terríveis dois anos, conhecido também como a adolescência dos bebês.

Vamos entendeu um pouco o que de fato acontece com nossos bebês nessa fase...

Quando se aproxima os dois anos mais ou menos, o bebê que até então era totalmente dependente de nós começa a desenvolver melhor sua parte motora e com isso ganham mais segurança para correr, pular, escalar, entre outras novidades agregadas ao desenvolvimento em geral. Porém o desenvolvimento emocional ainda está engatinhando, por isso que presenciamos comportamentos de "birras" que muitas vezes nós deixam loucos e sem sabermos o que fazer.

Mas quando procuramos entender o porquê de tanta birra fica um pouco mais tranquilo passar por essa fase.

Um bebê de 1 ano e meio por exemplo, está começando sua fase mais independente, já que a maioria nessa idade já deu seus primeiros passinhos, já conseguem falar algumas palavras e muitos já estão correndo e pulando também rsrsrs porém ainda não são capazes de expressar seus sentimentos e isso é na maioria das vezes o maior incentivo para eles terem os momentos de frustração e que quase sempre resultam em choros excessivos, gritos ou até mesmo chegarem a se jogar no chão. Isso é realmente muito ruim e se esses momentos acontecem em lugares públicos então toma uma proporção ainda maior, pois além de ficarmos chateados por presenciar nossos filhos naquela situação ainda temos que nós preocuparmos com a reação de julgamento das pessoas... Aí é que começamos a nos desesperarmos também. E então o que fazer naquele momento? Fingimos que a criança não é nossa e saímos de fininho? Nos jogamos no chão também e começamos a gritar? Batemos na criança?
Acho que pelo menos já pensamos em pelo menos uma dessas opções rsrsrs




Então o que de fato ajudaria em uma situação dessas? Como deveríamos proceder em um momento desses?

É claro que cada família tem sua maneira de educar seus filhos e por isso não tenho intenção nenhuma de ensinar nada, até porque sou eu quem mais aprende quando escrevo meus textos, já que em meus estudos e experiências do dia a dia guardo em meu coração o que de fato faz sentido para mim e para a nossa família, e é assim que acredito que funciona... nós lemos um monte de coisa relacionado a educação dos nossos filhos e também sempre ouvimos relatos de outros pais, assim compartilhamos nossas experiências e "pegamos" para nós o que os nossos corações de pai e mãe sente que funcionará para a nossa família.

Então vamos as nossas dicas!

5 Dicas para ajudar nos momentos difíceis:


  1. Tenha empatia, coloque-se no lugar de seu bebê e procure entender por que está agindo daquela maneira;
  2. Retire-se com seu bebê do ambiente tumultuado;    
  3. Tente acalmar seu bebê antes de qualquer decisão, nesse momento tente se acalmar também (por mais difícil que possa parecer);
  4. Converse com ele sobre o que aconteceu, faça-o compreender que você entende a frustração dele e explique porque naquele momento o desejo dele não foi atendido;
  5. Mude o foco da situação ocorrida e tente voltar a atenção dele para algo diferente.
Um escritor (que não me lembro o nome agora rsrs) disse uma frase que me fez realmente mudar um pouco o foco do Terrible Two! 
Ele disse o seguinte: "Se perguntássemos para o bebê que está passando pelo Terrible Two o que ele pensa sobre os pais, ele provavelmente iria responder que seus pais estão vivendo os Terríveis Trinta anos, por que para ele também os pais começam a ficar super estressados e qualquer coisa já brigam e ficam impacientes." E esse pensamento não deixa de ser verdade né? quando nos deparamos com um situação pela qual não sabemos como agir a tendencia é ficarmos exatamente assim, mas se pararmos por uns segundo e analisarmos a situação que nossos filhos estão vivendo e tentarmos resolver da melhor maneira possível, tanto eles quanto nós iremos passar por essa tão temivel fase de forma muito mais tranquila!

Espero que tenham gostado do texto dessa semana! Compartilhem com a gente suas experiencias e dicas para tornar esse cantinho mais rico!

Até a Próxima semana!!!          


Priscila Camacho