sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Qual o lápis ideal para cada criança?

Hoje o nosso Cantinho recebeu esse texto da nossa querida Fonoaldióloga com mais dicas tão importantes para os nossos pequenos!




Imersos em um mundo dominado por tablets, smartphones, computadores e videogames, o lápis tornou-se um sobrevivente!!
Quando eu era pequena, lápis de cor, giz de cera e canetinhas eram ótimos presentes! Hoje as crianças já não ligam tanto para eles.
Entretanto, em sala de aula, o lápis continua sendo item obrigatório no estojo dos pequenos! Diante da menor exposição desta geração ao uso do lápis, tornou-se necessário a realização de algumas adaptações neste material, visando o bom desenvolvimento da coordenação motora fina. O objetivos das adaptações é favorecer uma boa pega, evitar dores, calos e desconfortos.
Pensando nisso, as indústrias criaram lápis específicos para cada faixa etária? Você sabe quais são???
Para crianças até 5 anos: Lápis triangular grosso (jumbo)
Para crianças de 6 a 10 anos: Lápis triangular fino
Para crianças de 10 em diante: Lápis hexagonal
E para os jovens/adultos também há modelos hexagonais de lapiseiras e canetas!
Portanto, fica a dica: Não atentem somente para a questão estética! Se o lápis é bonitinho, colorido, do personagem favorito, etc. Os lápis/canetas adaptados possuem formato anatômico que condiciona a criança/pessoa a segurá-los de maneira correta, permitindo o encaixe dos dedos nos três pontos de apoio. Dessa forma, facilita-se a flexibilidade, movimento de pulso e consecutivamente há uma melhora considerável no traçado e escrita.
E não pensem que isso trará um custo alto! Uma das marcas de canetas mais comuns aqui no Brasil (a B(oa) B(onitinha) e B(aratinha) (Não estou recebendo para propagandas!) possui toda a linha adaptada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário