O próximo passo é a fala, nesse momento a criança de forma intuitiva aos poucos irá aprender a falar e isso é um dos pontos mais importantes do processo de alfabetização.
Para que a criança comece o processo de alfabetização são necessários alguns estímulos específicos que serão aos poucos apresentados a criança no ambiente escolar, normalmente na educação infantil.
Mesmo sendo motivo de intensos debates em relação à
idade ideal para alfabetizar a criança, hoje com base em evidências científicas podemos observar que a alfabetização não deveria ser abordada somente no ensino fundamental, quando a criança estaria com mais ou menos 7 anos e "preparada" para a alfabetização, pois alfabetizar não é algo isolado e sem precedentes.
Sabemos que é algo que o bebê e criança estão o tempo todo em contato e que cada fase de seu desenvolvimento contribuirá para um desfecho positivo.
Quando escutamos posicionamentos que criticam o ensino de leitura e escrita na educação infantil, percebemos que esses encontram respaldo em teorias antigas (desatualizadas) e que contam com dados que já não faz parte do modelo atual que vivemos.
E também aqueles que insistem em simplesmente achar que as crianças irão deixar de serem crianças por terem aprendido a ler antes do "tempo ideal".
Vamos entender como funciona o processo de alfabetização, que para as crianças é algo tão natural e que para nós pais é algo tão preocupante...
- Alfabetizar é um processo pelo qual a criança vai adquirindo habilidades específicas no decorrer dos anos, seja em suas experiências pessoais como também dentro do ambiente escolar;
- Sempre de forma lúdica sem imposições e obrigatoriedade nenhuma de já estarem alfabetizadas na Educação Infantil por exemplo;
- Para a criança ler e escrever, elas precisam entender que as letras representam os sons das palavras que elas falam;
- Elas precisam adquirir o conhecimento alfabético e consciência fonológica;
1 - Conhecimento alfabético:
A maneira mais eficiente para esse conhecimento é o reconhecimento automatizado das palavras, pois cria uma conexão entre as letras e os sons, e aos poucos ela irá aprender os nomes, sons, símbolos e formas dessas letras.
2 - Consciência fonológica:
Trata-se da habilidade de conseguir manipular os sons que compõe as palavras faladas. Como nem todos os níveis de consciência fonológica são adquiridos naturalmente, estes precisam ser ensinados também na Educação Infantil, porém de forma lúdica, através de jogos, brincadeiras e outras atividades.
A alfabetização é algo conquistado de forma natural.
Podemos fazer um analogia com um balão de ar quente, onde o balão é a criança em seu processo de aprendizagem e o ar quente são todos os seus conhecimentos e experiências pessoais, a medida que esse ar se expande dentro do balão, ele consegue subir cada vez mais e assim conquistarem o que tiverem interesse.
Priscila Camacho
Nenhum comentário:
Postar um comentário