quarta-feira, 3 de abril de 2019

Por Que As Crianças Mentem?!


A mentira faz parte da sociedade, e nós pais e educadores sabemos como ela pode ser inofensiva ou totalmente nocivas para nós e para o nosso próximo.
Conseguimos identificar quais são as consequências que a mentira nos trás, mas como a mentira é vista e vivenciada pela criança?

Primeiramente precisamos compreender que a mentira faz parte do desenvolvimento infantil e ela é compreendida como fantasia, no início a criança ainda não sabe diferenciar a verdade da inverdade, com isso ela transfere para o seu cotidiano algo que se mistura realidade e um toque de criatividade. 

Como devemos compreender a mentira em cada fase do desenvolvimento infantil:

2 a 3 anos: 

Nesse momento a criança confunde a fantasia com a realidade e é comum percebermos que ela não tem plena consciência do que é verdade ou não. Comumente as crianças nessa fase mentem ao contar uma historia que aconteceu no cotidiano delas por exemplo, onde os pais e educadores percebem claramente que na história contada tem de fato elementos que aconteceram e outros que provavelmente se mistura com a fantasia. 
Nesse momento nós pais e educadores precisamos mostrar claramente para a criança que nem toda a historia é verdadeira, tentando fazer as conexões necessárias entre realidade e fantasia.
Uma ótima dica nesse fase é introduzir livros que irão auxiliar no entendimento sobre mentiras de uma forma lúdica.

4 anos

Nesse momento a criança já tem uma compreensão verbal mais avançado e também começam a mentir com maior frequência. Com isso, devemos intervir de forma clara e objetiva explicando porque mentir é ruim e estimular sempre a honestidade.

5 a 8 anos:

Nessa fase é comum observarmos que as mentiras estão comumente relacionadas a escola, os amigos , professores e tarefas, e a maior motivação nesse momento é contar vantagem sobre algo, escapar de alguma tarefa da escola ou até mesmo para testar até onde ele consegue mentir sem que ninguém perceba.
Cabe a nós pais e educadores, intervir sempre que percebermos que estão mentindo. Sempre incentivando o diálogo e passando segurança para que eles possam sempre contar a verdade, assim nós poderemos corrigir a mentira e também parabenizar o ato de terem contado a verdade. Isso irá incentivá-los a sempre contarem a verdade.

9 a 12 anos:

Nesse momento essas crianças já compreendem o sentido real da verdade e da mentira e também já conhecem o significado de honestidade. 
Porém, elas possuem capacidade de mentir e sustentar a mentira com mais facilidade, com isso a intervenção dos pais e educadores também são mais compreendida por eles. 
Vale a pena sempre manter um canal aberto para conversa, onde poderão falar abertamente sobre as consequências da mentira e sobre a importância de serem confiáveis seja em seu meio familiar, na escola, com os amigos ou em qualquer outro ambiente em que estão inseridos.

10 Dicas para incentivar a honestidade:


  1. Diferencie a fantasia infantil da mentira;
  2. Não faça vista grossa à mentira, converse com a criança todas as vezes que perceber que mentiu;
  3. Conte histórias sobre a mentira e honestidade (darei dicas de livros no fim do texto);
  4. Elogie seu filho se ele reconheceu que mentiu e contou a verdade para você;    
  5. Em casos de mentiras do mesmo tema de forma recorrente, procure entender porque ele está mentindo sempre pelo mesmo motive e busque ajuda de profissionais para solucionar esse problema em especial;
  6. tenha conversas sinceras sobre a honestidade e sobre as consequências positivas que ela proporciona;
  7. Não rotule seu filho como mentiroso, isso irá prejudicar o processo de compreensão a respeito da verdade e irá incentivá-lo a continuar mentindo;
  8. O maior exemplo sempre seremos nós, por isso não minta para ele, mesmo que pense ser uma mentira leve, como por exemplo quando pede para ele dizer que não está em casa para não atender uma ligação, ou por exemplo, quando o incentive dizer que gostou de um presente que na verdade ele não gostou. Apenas ensine a agradecer pela boa intenção que a pessoa teve em presenteá-lo.
  9. Não reaja agressivamente à mentira;
  10.   Enfim, faça a criança perceber que vale a pena sempre falar a verdade, que mesmo que tenha que enfrentar as consequências de suas ações, ela terá todos os méritos que a honestidade proporciona.

Dicas de leituras infantis sobre mentira e honestidade:




BANDEIRA, Pedro. Alice no pais da mentira.São Paula: Editora Moderna, 2016.

BANDEIRA, Pedro. A mentira cabeluda. São Paulo: Editora Moderna, 2012.

COCCA-LEFFLER, Maryann. A princesa Bia e a mentira que cresceu. Blumenau, Todolivro, 2016.

VASCONCELLOS, Cecília. Nas pernas da mentira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

KRALJIC, Helena. Como a mentira cresce. São Paulo: Bicho Esperto -  Rideel, 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário