quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Eles cresceram, e agora?



Depois daquele momento de toda preparação para a chegada do irmãozinho e após o nascimento dele, com o tempo as coisas vão se ajeitando, o primogênito começa a entender que ele não perdeu seu posto de filho e que os pais continuam o amando muito apesar de agora precisarem dividir um pouco a atenção com o irmão.
Com o passar dos meses e principalmente após o primeiro aninho do filho mais novo, precisamos estar atentos às primeiras brigas entre eles. Seja pela atenção dos pais, por disputas de brinquedos, ou por simples satisfação de seus desejos. 
Apesar do grande amor que os irmãos sentem um pelo outro, aqueles momentos de birras entre eles serão inevitáveis, porém podemos auxiliar para que estes momentos se resolvam da melhor forma possível.



4 dicas para apaziguar as brigas

  1. Ouça ambos os lados e com o máximo de tranquilidade possível mostre o que cada um fez de errado e converse com os dois após eles se acalmarem.
  2. Em caso de brigas mais enérgicas interfira o quanto antes e logo após siga com a dica 1.
  3. Se possível em discussões mais calmas, dê a chance deles mesmo resolverem a situação. 
  4. Após conversarem sobre o ocorrido peça para que os dois se abracem e peçam desculpas. 
  5. Motivem a fazerem alguma atividade juntos, seja ver um livrinho, assistir algum desenho ou até mesmo um jogo divertido. Assim eles também perceberão que apesar do desentendimento eles curtem ficarem juntos.

Nossos filhos costumam seguir mais os nossos exemplos do que aquilo que aconselhamos a eles, por isso também é muito importante nos cobrar quanto a maneira que lhe damos com os nosso próprios problemas, seja em casa, no trabalho, no trânsito ou em qualquer outro ambiente. Eles são espertos e tendem a perceber essas posturas e acabam reproduzindo para o dia a dia deles. 
Quando tudo estiver bem e eles estiverem brincando sem brigar deem os parabéns e os estimulem a agir sempre assim e mostre o quanto são divertidos e prazerosos esses momentos. 
Quais são os irmão que não brigam nunca? Acho que nenhum né! Então apesar de ser um trabalho constante temos sempre que estimular nossos filhos a serem amigos e mostrar que apesar das diferenças entre eles, nunca deixarão de se amarem e que momentos de paz entre os dois é muito melhor do que as brigas.



Por 
Priscila Camacho






quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Vou ganhar um irmãozinho ou irmãzinha e agora?


A chegada do irmão ou irmã é uma grande novidade para o primogênito, e deve ser muito bem acompanhada desde a gestação. Os pais precisam tratar do assunto o quanto antes com o filho mais velho, para que ele esteja preparado para essa mudança. 
Muitos agirão com naturalidade e entusiasmo com a notícia, mas outros irão se chatear. Por isso os pais terão um longo trabalho pela frente, mas não se assustem, tenho algumas dicas para tornar esse momento mais tranquilo e até quem sabe muito divertido!


5 Dicas para seu primogênito ser um ótimo irmão mais velho!
  1. O quanto antes conte ao seu filho que ele ganhará um irmãozinho ou irmãzinha e que agora ele ganhará um título muito especial de “Irmão mais velho”!;
  2. Inclua seu filho ao máximo nas atividades destinadas a chegada do bebê, seja na escolha do nome, na escolha dos móveis, roupinhas, acessórios, etc. Diga a ele que as dicas que ele está dando para a decoração ficarão lindas e que o irmão ou irmã ficará muito orgulhoso (a) dele;
  3.  Leve seu filho para as ultrassonografias que fizer, principalmente na primeira, vocês poderão sentir a emoção de ouvir o coraçãozinho do bebê batendo e ele saberá que seu irmão ou irmã está dentro da barriguinha da mamãe;
  4. Encoraje seu filho a fazer carinho na barriga e a conversar com o bebê e explique que ele não irá responder, mas que estará ouvindo e sentindo o seu carinho, e que logo também poderás sentir os movimentos do bebê colocando a mão sobre a barriga da mamãe;
  5.  Compre um presente bem legal, se possível algo que seu filho já quisesse há algum tempo, e leve para a maternidade e assim que ele for visitar o irmãozinho (a) você entrega para ele dizendo que foi o próprio irmãozinho que trouxe de presente. Encoraje-o a fazer o mesmo, peça que ele escolha um presente para o irmão ou que ele mesmo faça um e entregue no mesmo dia que for conhecê-lo.

Pronto agora sim tudo ficará perfeito! Será?

Infelizmente não existe isso e seria utopia da minha parte fazê-los acreditarem nisso. Porém podemos tornar esse novo ambiente o mais tranquilo possível. Os pais terão papel principal para que esse novo momento se encaixe dentro da normalidade que existia no lar antes da chegada do novo bebê, mas também é muito importante contar com amigos e familiares. Eles terão papel muito importante pois nos primeiros meses os pais além de muito atarefados com as novas demandas do bebê, também ficarão muito cansados e se os familiares e amigos puderem ajudar será de muito proveito para todos. 
Para isso precisa de muita paciência, carinho e tranquilidade para atender as demandas dos filhos. O bebê realmente não é capaz de compreender nada ao seu redor ele precisa das atenções básicas e naturais que todos os bebês necessitam, mas o filho mais velho, principalmente se ele já sabe quais as suas necessidades ele poderá não querer dividir o tempo que tinha com os pais com o irmãozinho, daí a importância de conversar sempre e mostrar que apesar do grande amor que eles sentem, agora existe mais um integrante na família que também precisa de atenção.   
Uma dica importante para esse novo momento, agora com a chegada do irmãozinho em casa, é de incluir o filho mais velho nas atividades do bebê e atribuir tarefas simples, porém motivadoras que ajudará no vínculo entre os irmãos.

3 Dicas de mãe para mãe!
  1. Deixe seu filho auxiliar na troca de fraldas do bebê;
  2. Deixe ele ajudar na hora do banho no bebê;
  3. Peça que ele escolha dentre três opções de roupinhas, uma para colocar no bebê depois do banho.

Tenho certeza que ele se esforçará para ser o melhor irmão possível!

Com muita calma e paciência essa nova fase aos poucos se estabilizará e apesar de haverem momentos um pouco mais atribulados que outros toda a família estará unida para viver momentos felizes um ao lado do outro!




Por
Priscila Camacho








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mestre Cuquinhas na Cozinha... Bolo de Banana com Aveia!!!

Sabia que a maioria das crianças amam cozinhar? O que acha de  colocar seus mestres cuquinhas na cozinha?!




Da série mestres cuquinhas em casa... Trouxemos uma deliciosa receita de bolo de banana com aveia, para os pequenos fazerem e experimentarem novos sabores...





Vamos lá!!!

Vamos Precisar de:

4 Bananas pratas bem maduras. quanto mais madura, mais docinho fica o bolo;
2 Xícaras (chá) de farinha de aveia 1/2 Xícara (chá) de uvas passas - Também ajuda a dar o sabor doce no bolo!
3 Ovos 
1 Colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento 

Como Iremos Preparar:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem, depois é só levar para assar em forma média ou em forma própria para mini bolos (untada apenas com óleo) por aproximadamente 20 minutos.




Como não poderia deixar de testar essa delícia de receita, eu e meus mestres cuquinhas fizemos esse bolinho delicioso para o nosso café da manhã e além de muita diversão na cozinha, nosso café ficou ainda mais gostoso!




Seria muito legal se além de colocarem essa deliciosa receita em prática com seus pequenos, vocês compartilhassem conosco as fotos desse momento super divertido!!!

Até a próxima receita!



Por

Priscila Camacho