quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Vou ganhar um irmãozinho ou irmãzinha e agora?


A chegada do irmão ou irmã é uma grande novidade para o primogênito, e deve ser muito bem acompanhada desde a gestação. Os pais precisam tratar do assunto o quanto antes com o filho mais velho, para que ele esteja preparado para essa mudança. 
Muitos agirão com naturalidade e entusiasmo com a notícia, mas outros irão se chatear. Por isso os pais terão um longo trabalho pela frente, mas não se assustem, tenho algumas dicas para tornar esse momento mais tranquilo e até quem sabe muito divertido!


5 Dicas para seu primogênito ser um ótimo irmão mais velho!
  1. O quanto antes conte ao seu filho que ele ganhará um irmãozinho ou irmãzinha e que agora ele ganhará um título muito especial de “Irmão mais velho”!;
  2. Inclua seu filho ao máximo nas atividades destinadas a chegada do bebê, seja na escolha do nome, na escolha dos móveis, roupinhas, acessórios, etc. Diga a ele que as dicas que ele está dando para a decoração ficarão lindas e que o irmão ou irmã ficará muito orgulhoso (a) dele;
  3.  Leve seu filho para as ultrassonografias que fizer, principalmente na primeira, vocês poderão sentir a emoção de ouvir o coraçãozinho do bebê batendo e ele saberá que seu irmão ou irmã está dentro da barriguinha da mamãe;
  4. Encoraje seu filho a fazer carinho na barriga e a conversar com o bebê e explique que ele não irá responder, mas que estará ouvindo e sentindo o seu carinho, e que logo também poderás sentir os movimentos do bebê colocando a mão sobre a barriga da mamãe;
  5.  Compre um presente bem legal, se possível algo que seu filho já quisesse há algum tempo, e leve para a maternidade e assim que ele for visitar o irmãozinho (a) você entrega para ele dizendo que foi o próprio irmãozinho que trouxe de presente. Encoraje-o a fazer o mesmo, peça que ele escolha um presente para o irmão ou que ele mesmo faça um e entregue no mesmo dia que for conhecê-lo.

Pronto agora sim tudo ficará perfeito! Será?

Infelizmente não existe isso e seria utopia da minha parte fazê-los acreditarem nisso. Porém podemos tornar esse novo ambiente o mais tranquilo possível. Os pais terão papel principal para que esse novo momento se encaixe dentro da normalidade que existia no lar antes da chegada do novo bebê, mas também é muito importante contar com amigos e familiares. Eles terão papel muito importante pois nos primeiros meses os pais além de muito atarefados com as novas demandas do bebê, também ficarão muito cansados e se os familiares e amigos puderem ajudar será de muito proveito para todos. 
Para isso precisa de muita paciência, carinho e tranquilidade para atender as demandas dos filhos. O bebê realmente não é capaz de compreender nada ao seu redor ele precisa das atenções básicas e naturais que todos os bebês necessitam, mas o filho mais velho, principalmente se ele já sabe quais as suas necessidades ele poderá não querer dividir o tempo que tinha com os pais com o irmãozinho, daí a importância de conversar sempre e mostrar que apesar do grande amor que eles sentem, agora existe mais um integrante na família que também precisa de atenção.   
Uma dica importante para esse novo momento, agora com a chegada do irmãozinho em casa, é de incluir o filho mais velho nas atividades do bebê e atribuir tarefas simples, porém motivadoras que ajudará no vínculo entre os irmãos.

3 Dicas de mãe para mãe!
  1. Deixe seu filho auxiliar na troca de fraldas do bebê;
  2. Deixe ele ajudar na hora do banho no bebê;
  3. Peça que ele escolha dentre três opções de roupinhas, uma para colocar no bebê depois do banho.

Tenho certeza que ele se esforçará para ser o melhor irmão possível!

Com muita calma e paciência essa nova fase aos poucos se estabilizará e apesar de haverem momentos um pouco mais atribulados que outros toda a família estará unida para viver momentos felizes um ao lado do outro!




Por
Priscila Camacho








Nenhum comentário:

Postar um comentário