quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Eles cresceram, e agora?



Depois daquele momento de toda preparação para a chegada do irmãozinho e após o nascimento dele, com o tempo as coisas vão se ajeitando, o primogênito começa a entender que ele não perdeu seu posto de filho e que os pais continuam o amando muito apesar de agora precisarem dividir um pouco a atenção com o irmão.
Com o passar dos meses e principalmente após o primeiro aninho do filho mais novo, precisamos estar atentos às primeiras brigas entre eles. Seja pela atenção dos pais, por disputas de brinquedos, ou por simples satisfação de seus desejos. 
Apesar do grande amor que os irmãos sentem um pelo outro, aqueles momentos de birras entre eles serão inevitáveis, porém podemos auxiliar para que estes momentos se resolvam da melhor forma possível.



4 dicas para apaziguar as brigas

  1. Ouça ambos os lados e com o máximo de tranquilidade possível mostre o que cada um fez de errado e converse com os dois após eles se acalmarem.
  2. Em caso de brigas mais enérgicas interfira o quanto antes e logo após siga com a dica 1.
  3. Se possível em discussões mais calmas, dê a chance deles mesmo resolverem a situação. 
  4. Após conversarem sobre o ocorrido peça para que os dois se abracem e peçam desculpas. 
  5. Motivem a fazerem alguma atividade juntos, seja ver um livrinho, assistir algum desenho ou até mesmo um jogo divertido. Assim eles também perceberão que apesar do desentendimento eles curtem ficarem juntos.

Nossos filhos costumam seguir mais os nossos exemplos do que aquilo que aconselhamos a eles, por isso também é muito importante nos cobrar quanto a maneira que lhe damos com os nosso próprios problemas, seja em casa, no trabalho, no trânsito ou em qualquer outro ambiente. Eles são espertos e tendem a perceber essas posturas e acabam reproduzindo para o dia a dia deles. 
Quando tudo estiver bem e eles estiverem brincando sem brigar deem os parabéns e os estimulem a agir sempre assim e mostre o quanto são divertidos e prazerosos esses momentos. 
Quais são os irmão que não brigam nunca? Acho que nenhum né! Então apesar de ser um trabalho constante temos sempre que estimular nossos filhos a serem amigos e mostrar que apesar das diferenças entre eles, nunca deixarão de se amarem e que momentos de paz entre os dois é muito melhor do que as brigas.



Por 
Priscila Camacho






Um comentário: