Na semana da conscientização do autismo não poderíamos deixar de falar um pouquinho sobre esse tema, que também ainda hoje é tão pouco compreendido...
Para entendermos um pouquinho mais sobre o autismo irei compartilhar com vocês uma matéria do Doutor Drauzio Varella publicado em 19/04/2011 no site.
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
- Inabilidade para interagir socialmente;
- Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
- Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.
Sintomas:
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico:
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Tratamento:
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações:
- Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
- É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
- Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
- Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
- Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.
diagnósticos ou criarmos rótulos . As nossas crianças são recebidas com afeto, proporcionamos a melhor interação e acolhimento, elas observadas para descobrirmos o quanto elas podem nos dar e, principalmente, o quanto podemos oferecer àelas. Autismo, TDAH, Síndrome de Down, Baixa visão, Encefalopatia Crônica da Infância, Eplepsia ou qualquer outro diagnóstico serve para orientar nossa prática pedagógica, mas ACOLHER é a nossa principal missão!
Acolher é conscientizar professores , equipe de apoio, pais e todas as crianças à respeitar e auxiliar uns aos outros, respeitando suas dificuldades e acreditando nas suas potencialidades, a praticar a empatia, a solidariedade, a cidadania e proporcionar as melhores lembranças dessa infância que passa tão rápido e nos marca para toda vida. O autismo nos mostra que nosso mundo é impar e que não podemos pensar numa educação fechada numa caixinha, onde todos aprendem da mesma forma e sentem do mesmo jeito, cada criança dentro do TEA é única, assim como todas as outras crianças da turma, o diagnóstico é um espectro, ou seja, um leque que vai do leve ao grave, mas cada um deles, nos mostra um mundo repleto de desafios e recompensas, mundo intenso que nos ensina a empatia, coragem, persistência e, por fim, a VITÓRIA!
Nesse mês dedicado ao autismo, só podemos dizer que : “ Dedicar um tempo a acolher, ensinar e aprender à cada passo, vale à pena!”
Priscila Camacho
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