Assim que o bebê consegue sentar sem apoio e também é capaz de segurar objetos com firmeza, já podemos apresentar a eles algumas dessas sensações que são tão prazerosas e de grande importância para o desenvolvimento deles. Algumas dessas experiências conseguimos fazer em casa e outras podem ser apresentadas a eles ao ar livre. Em cada uma delas o bebê terá uma experiência única, por isso não se assuste ou desanime caso ele não goste no primeiro momento.
Então vamos as dicas!
5 Dicas de Experiências com sensações:
- Mexer com tinta: Essa primeira dica pode ser feita tanto em casa quanto ao ar livre. Se for realizada em casa, aconselho a forrar o chão com toalha plastica para minimizar o frio do chão e também para proteger da tinta. Já se for realizada ao ar livre dependendo do local não terá problema se ele fizer sua arte em cima do papel mesmo. Sugiro que a tinta seja tinta comestível, para bebês e crianças mais novas, para evitar o risco de intoxicação e depois é só curtir esse momento com seus príncipes e princesas;
- Mexer com Terra: Nessa experiência devemos dar prioridade para ser feita ao ar livre, pois além do mexer na terra o bebê e criança ira também explorar o contato com outros elementos da natureza, como o mato, plantas, flores, árvores e etc. Uma dica legal para fazer em casa, seria legal também plantar uma sementinha em um jarro com seu bebê, pois alem dele mexer com a terra ele também poderá acompanhar o crescimento da plantinha que ele mesmo plantou.
- Mexer com água: essa dica é bem simples pois pode ser feita na hora do banho no chuveiro ou até mesmo na banheira. mostre a ele a sensação de colocar a mãozinha embaixo da água ou peça que ele balance a mão para um lado e para o outro dentro da água simulando ondinhas. Normalmente essa experiência e bem gostosa e também bastante aceita entre eles.
- Caixa Sensorial: Essa bacia pode ser feita com diversos materiais, texturas e sensações diferentes, mas como hoje meu foco é natureza, sugiro que façam uma bacia com pedras grandes e pequenas, conchas, pinhas e gravetos. Essa opção também é bem simples, basta colocar todos os objetos dentro da bacia e deixar seu bebê explorar as diferentes texturas.
- Brincadeira com o Lençol: Essa brincadeira apesar de simples é muito divertida e normalmente os bebês amam. Basta estender um lençol sobre o chão, colocar o bebê em cima de puxar pela casa fazendo zigue-zague.
Priscila Camacho
Nenhum comentário:
Postar um comentário